Skip links

Conheça as certificação cloud computing mais valiosas hoje!

É possível comparar a computação em nuvem com a terceirização de profissionais. Afinal, ela oferece a possibilidade de contratar uma empresa especializada em um assunto — por exemplo, TI —, que recruta, aloca e mantém seu quadro de funcionários especialistas naquela área.

Dessa forma, a empresa que contrata essa mão de obra terceirizada não precisa conhecer a fundo os detalhes daquele tipo de profissional, podendo focar os assuntos que impactam diretamente as estratégias do seu mercado e a satisfação de seus clientes.

As principais características que fazem a computação em nuvem ser tão atrativa para as empresas são: redução de custos, escalabilidade e elevação de produtividade. Porém, é preciso ter um profissional capacitado e certificado para tal.

Por isso, ao longo deste texto, vamos explicar detalhadamente os tipos de certificações cloud computing existentes e ajudá-lo a escolher a melhor para você. Vamos lá?

Qual é a importância das certificações cloud computing?
Atualmente, a formação clássica das universidades e escolas técnicas não tem sido suficiente para entregar ao mercado um profissional pronto para executar determinadas funções nas empresas. É necessário ter mais conhecimentos, seja em alguma ferramenta, seja em um processo do negócio ou até mesmo em outras áreas.

Além disso, precisamos considerar que é um setor bastante dinâmico. Ou seja, há atualizações constantes e que não conseguem ser supridas pela formação acadêmica. Um bom profissional está sempre atento a essas questões, buscando conhecer as novas soluções encontradas no mercado para oferecer uma melhor experiência para o cliente.

A tecnologia da informação é uma área que tem alta rotatividade de profissionais e constante mudança de paradigmas. Nesse contexto, as certificações servem para facilitar o trabalho de recrutamento e seleção ao explicitarem os conhecimentos que o profissional domina.

O melhor caminho para adquirir e provar seu conhecimento em cloud computing é obter uma certificação entre as várias disponíveis no mercado. Para cada uma delas, é necessário conhecer as principais características do assunto.

Uma certificação mostra claramente ao mercado que você é um especialista. Com o reconhecimento por parte das entidades certificadoras, ficará provado que você é uma autoridade no assunto!

Normalmente, as certificações são emitidas pelas próprias produtoras das soluções, ferramentas e plataformas, de modo que são autoridades máximas no assunto, certificando os profissionais do mercado sobre o tema. Ter uma certificação dessas mostra domínio sobre os temas tratados, comprovando sua expertise no assunto.

Há dois tipos principais de certificações: as conceituais e as especialistas. Continue lendo e veja as diferenças entre cada uma delas.

Certificações conceituais
Em todo ramo de conhecimento humano, existem conceitos básicos que norteiam a execução de tarefas. Na mecânica, por exemplo, por mais que existam diferentes marcas e modelos de carros, há características que aparecem em todos eles.

Na computação em nuvem, existem conceitos comuns que formam a base de qualquer implementação de cloud computing. Esses conceitos servem para qualquer fornecedor, seja ele Google, Microsoft, Amazon ou Red Hat.

As certificações conceituais trazem também conhecimentos úteis no momento de analisar qual solução é a mais indicada para a realidade da sua empresa. Por isso, são ótimas opções para garantir a você uma base sólida de conhecimento para trabalhar com tecnologias em nuvem.

Normalmente, são certificações que dão um norte para o profissional conhecer a ferramenta, solução ou plataforma, sendo um primeiro passo para se tornar um especialista no tema futuramente.

Elas podem ser oferecidas pelas próprias empresas responsáveis ou, por serem mais genéricas, também tendem a ser oferecidas por outras organizações da área de TI.

Certificações especialistas
Cada fornecedor tem sua implementação de serviços em nuvem, com características exclusivas daquele ambiente. Assim, esse tipo de certificação cloud computing é oferecida pela própria empresa responsável pela plataforma.

Tendo isso em vista, para cada ambiente, há uma maneira otimizada e mais produtiva de executar determinada tarefa. Por isso, é importante ter a comprovação de que se conhece a fundo aquele ambiente para, assim, garantir a melhor solução possível para a empresa.

O profissional que tem uma dessas certificações está apto a gerenciar de maneira otimizada aquele ambiente em específico. Ou seja, ele é capaz de adotar as melhores práticas e configurações para extrair o máximo daquela solução.

Quando você obtém uma certificação de especialista, mostra que domina aquela plataforma, demonstrando ter capacidade de não só operar com ela, mas conseguir adaptar suas funcionalidades de acordo com as necessidades e demandas que a empresa possa apresentar, sendo um importante diferencial no mercado.

A melhor opção é unir certificações conceituais e específicas. Mais adiante, vamos elencar um conjunto bem interessante de certificações cloud computing que se complementam. Porém, o ideal é tirar todas as certificações conceituais mencionadas e a certificação específica do ambiente em nuvem com o qual você trabalhará.

Como alavancar a carreira obtendo as certificações?
O melhor caminho para executar tarefas em qualquer ramo da Tecnologia da Informação é, sem dúvida, a prática. Muitos profissionais estudam por conta própria e de forma orientada a resolver problemas: conforme a necessidade por determinadas tarefas, é feito um estudo na internet para descobrir como solucionar a situação em questão.

A partir do conhecimento adquirido na prática, é possível realizar estudos complementares especificamente para obter sua certificação cloud computing. Assim, o profissional poderá se destacar em sua posição atual e terá novas oportunidades de mercado abertas, principalmente, ao se tornar um arquiteto em cloud computing!

Ao colocar a nova certificação no seu perfil do LinkedIn, os recrutadores de outras empresas poderão enviar vagas que valorizem sua competência. Isso é útil tanto para o caso de você estar disposto a mudar de empresa quanto para conseguir uma contraproposta onde trabalha. Não é bacana?

Além do mais, muitas empresas internacionais priorizam o conhecimento obtido por meio de certificações, como uma forma de padronização de informação, avaliando quais são os profissionais que têm maior conhecimento e maior nível de especialista em determinadas plataformas.

Assim, a partir da obtenção das principais certificações, você pode conquistar novas oportunidades, até mesmo com as gigantes do mercado de TI e conseguir ter um nome forte no mercado.

Qual é a importância da cloud computing para as empresas?
Conforme citado anteriormente, com a computação em nuvem, é possível terceirizar seu data center para as mãos de empresas gigantes de tecnologia. Um dos grandes benefícios disso é ter à disposição um ambiente sempre atualizado e usado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Com a nuvem, em vez de se preocupar com a compra de máquinas para seu data center e a contratação de equipe própria para administrar esses recursos, a tarefa é deixada nas mãos de gigantes da tecnologia como Google, Amazon e Microsoft.

Lembre-se de que essas gigantes contam com os maiores especialistas nas áreas de operações, infraestrutura e segurança da informação, de forma que poderá ficar relaxado que seus dados e soluções estarão hospedados em um ambiente seguro, estável e que qualquer tipo de problema será prontamente resolvido, com qualidade.

Com isso, seu time de colaboradores pode direcionar o foco para trabalhar de forma criativa para otimizar os processos da empresa e criar soluções mais adequadas ao seu dia a dia. Portanto, aproveite para ser um dos primeiros a conhecer os benefícios das últimas tendências de cloud!

A cloud computing oferece ainda uma possibilidade de flexibilidade que os data centers físicos não são capazes de promover. Por exemplo, é possível aumentar os recursos de acordo com as demandas específicas (escalabilidade), com apenas um clique. Isso evita que o seu serviço ou aplicação caia por falta de disponibilidade de recursos.

Da mesma forma, quando não for necessário, é possível que você consiga reduzir o consumo de recursos, representando uma redução nos gastos da organização. Ou seja, sua empresa tem a flexibilidade de determinar quando precisará mais de determinados recursos e quando poderá dar uma reduzida, algo que não era possível anteriormente.

Quem é o profissional de cloud computing?
Quem trabalha com Tecnologia da Informação está acostumado com constantes mudanças e aprendizados. Afinal, sempre surgem novas tecnologias e formas de fazer as coisas, bem como novas ondas que modificam significativamente paradigmas anteriores.

Foi assim com os sistemas web, substituindo o cliente-servidor. Depois, vieram os dispositivos móveis, tornando a responsividade uma característica indispensável a qualquer sistema web.

A computação em nuvem é uma tecnologia que, embora recente, já está consolidada. Hoje, já se estima que, até 2020, todas as empresas da área já terão implementado soluções na nuvem em seus negócios. Assim, os profissionais que não dominarem o tema poderão perder grandes oportunidades no mercado.

Em razão disso, um profissional da área tem um perfil bastante dinâmico e atualizado. Suas tarefas diárias incluem a configuração de ambientes na nuvem, monitoramento da cloud computing, tuning de performance, e escolha de planos adequados à realidade da empresa.

Quando o profissional tem o diferencial de ter uma certificação cloud computing, o mercado inteiro sabe que sua capacidade foi atestada por uma empresa especialista no assunto. Desse modo, ele é bastante valorizado no mercado, recebendo sempre ótimas propostas de emprego!

O profissional de cloud computing tem algumas características intrínsecas importantes, tais como as que veremos a seguir.

Formação em área de tecnologia
Para trabalhar com cloud computing, é importante que o profissional tenha formação em áreas tecnológicas e domínio de programação. A maioria dos colaboradores da área são formados em:

análise de sistemas;

tecnologia da informação;

estatística;

matemática;

ciências da computação.

Em alguns casos, é possível até mesmo não ser formado em uma área correlata, mas a pessoa precisa saber sobre programação e linguagens de computação.

Constante atualização
A área de TI exige atualização constante para conseguir acompanhar as novas tendências que surgem e que serão implementadas em praticamente todas as empresas do setor.

Um bom profissional costuma acompanhar os relatórios das principais agências da área (a Gartner, por exemplo), está sempre em busca de realizar as principais certificações, pesquisa sobre novas soluções e tendências, entre outras possibilidades.

Visão estratégica
O setor de TI exige cada vez mais que seus profissionais tenham uma visão estratégica na execução das suas atividades e, quando falamos de cloud computing, não é diferente.

Para um bom trabalho nessa área, é fundamental saber o momento em que é possível expandir suas ações e, consequentemente, exigir um maior nível de recursos da plataforma, identificar quando é necessário recuar, quais são as soluções que podem ser desenvolvidas, entre outros pontos.

Sabe trabalhar com flexibilidade
Essa é uma característica fundamental para quem trabalha com cloud computing: saber lidar com a necessidade de ser flexível. Muitos profissionais, principalmente aqueles que começaram em um outro contexto, podem ter uma certa dificuldade com esse tema, já que trabalhavam em circunstâncias bem mais rígidas e limitadas.

Um ambiente em nuvem exige que essa mentalidade seja mudada. Isso porque, rotineiramente, é preciso tomar decisões que exigem uma postura flexível por parte do colaborador. Se ele tem dificuldades com isso, poderá incorrer em erros que prejudiquem a empresa.

Conhece e domina outras áreas correlatas
Um profissional especialista em cloud computing também tem domínio de outras áreas que trabalham em conjunto com ela, seja de forma direta ou indireta. Por exemplo, ele é capaz de trabalhar com questões relacionadas a:

Big Data;

Analytics;

Mobilidade;

Business Intelligence;

Serviços em Cloud, como SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) etc.

Como obter as certificações?
Um ponto em comum a todas certificações cloud computing é a disponibilidade de materiais e cursos online, mas algumas empresas oferecem ainda cursos presenciais!

Via de regra, é possível obter a maior parte dos conhecimentos nos sites das próprias entidades certificadoras. Elas produzem o próprio material para educar o solicitador sobre os temas que poderão cair na prova da certificação.

Como nas demais certificações e provas, é recomendado fazer testes simulados antes de realizar o teste para valer. Há sites especializados que oferecem provas parecidas com as aplicadas nos exames para você estudar.

Também é aconselhável ter seu próprio ambiente de estudos em nuvem. A Amazon e a Google, por exemplo, oferecem ambientes gratuitos para que o profissional possa estudar e testar soluções. É uma ótima pedida para se preparar, aliando a prática aos seus estudos!

Quais são as principais certificações cloud computing disponíveis?
Há um verdadeiro mundo em soluções de nuvem existentes atualmente, e esse universo de possibilidades não para de se expandir. Como conhecedores do mercado, cumprimos nosso papel de guia nesta jornada de escolha de certificações.

Com base em nossa experiência e nas indicações de grandes veículos da mídia especializada, como o americano CIO, o brasileiro Profissionais TI e outros, compilamos as certificações mais importantes da área.

Nosso critério foi baseado em: soluções com grande renome, grandes clientes e empresas conceituadas — verdadeiros gigantes do meio. A seguir, apresentaremos as principais certificações, tanto conceituais quanto especialistas. Vamos lá?

Certificações Amazon AWS
A Amazon ficou conhecida mundialmente pelo seu site de comércio eletrônico revolucionário, capaz de oferecer produtos a preços muito atrativos, bem abaixo dos concorrentes. Mundo afora, a empresa de Jeff Bezos causa grande alvoroço por onde passa, literalmente, destruindo a concorrência — que não consegue ser tão eficiente quanto ela.

O ambiente de nuvem da Amazon é um dos mais presentes no mercado, sendo utilizado por grandes empresas. Sua própria loja roda no ambiente AWS, também utilizado por grandes nomes do Brasil como o Instituto de Ensino Anhanguera, o banco BTG Pactual, a CVC e o CNA.

Já internacionalmente falando, grandes nomes também utilizam o Amazon AWS em seus negócios, como a Netflix, Nubank, Airbnb, GE, entre outros. Você pode conferir todos os principais cases de sucesso no próprio site da Amazon AWS.

O valor do conhecimento do profissional certificado em Amazon AWS é muito elevado, dado o nível de maturidade do ambiente — a qual é refletida nos diferentes tipos de certificações oferecidas.

Quais são os tipos de certificações da Amazon AWS?
A certificação tipo “Foundation” garante o conhecimento dos fundamentos básicos da nuvem AWS. Ela é indicada para profissionais mais ligados ao negócio e às decisões de alto nível, como diretores e executivos.

Já o tipo “Associate” está relacionado a cargos e níveis de trabalho, garantindo que o profissional seja capaz de executar aquela determinada função dentro do ambiente AWS. Assim sendo, esse nível de certificação é indicado ao corpo profissional que “coloca a mão na massa” e mantém o ambiente no ar.

Por fim, temos a certificação “Professional”, que garante o mais alto nível de conteúdo dentro daquele tópico da plataforma AWS, e é indicada para os profissionais responsáveis pelo planejamento de soluções.

Como se preparar para uma certificação Amazon AWS?
É possível estudar pelo site da Amazon, sendo a seção de certificação um ótimo ponto de partida. Também há os cursos da famosa plataforma de ensino virtual Udemy e outras instituições de ensino presenciais e a distância.

Outra dica valiosa para obter essa certificação em cloud computing é fazer uso do ambiente gratuito de AWS para estudos. Nele, você poderá colocar a mão na massa usando o ambiente real para exercitar seus conhecimentos. Ótima pedida, não é mesmo?

Certificação de Segurança em Nuvem
Um dos motivos que levam as empresas a serem resistentes quanto à adoção de computação em nuvem diz respeito a um receio sobre segurança e privacidade de dados. Esse medo não se sustenta mais, visto que as soluções de nuvem também estão em um estágio avançado de amadurecimento em termos de segurança e privacidade.

Essa é uma questão muito importante para qualquer tipo de aplicação. No caso da nuvem, tal necessidade se torna ainda mais crítica, pois os dados não ficarão dentro das portas da empresa. Para atender a esse requisito, os diferentes fornecedores de ambientes na nuvem seguem certos padrões de mercado.

Na Certificate of Cloud Security Knowledge, são abordados temas relativos a essa padronização entre diferentes nuvens. Independentemente da usada, seja ela Google, Amazon, Microsoft ou outra qualquer, os conceitos aprendidos nessa certificação serão aplicáveis.

Como se preparar para a Certificate of Cloud Security Knowledge?
Essa certificação é aplicada pela Cloud Security Alliance (CSA), que tem em seu site um curso bastante completo. Como dica, é recomendável ler as diretrizes da CSA, bem como o relatório da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).

Cloud Institute Certifications
A maior economia do mundo tem níveis elevados de exigência. Para trabalhar para o Governo dos Estados Unidos, é necessário atender a uma série de requisitos. Mesmo nesse mercado tão exigente, existe uma vasta presença de soluções em nuvem — e esse é um dos inúmeros exemplos que atestam o grau de maturidade dessa computação.

As certificações do órgão americano têm por objetivo avaliar o conhecimento do profissional sobre as diretrizes usadas nos serviços públicos dos Estados Unidos. Como há um altíssimo nível de exigência para atuar nesses órgãos, o conhecimento dessa certificação é bastante valioso, mesmo que você não vá trabalhar para o governo americano.

Quais são os tipos de certificação do Cloud Institute?
Existem três níveis de certificação:

Open (nível mais básico) — avalia os conhecimentos menos profundos do ambiente de nuvem. Assim como a do AWS, essa certificação é recomendada para profissionais de mais alto nível e tomadores de decisões;

Professional (segundo nível) — atesta que o profissional tem um conhecimento profundo de negócio e um conhecimento técnico razoável, suficiente para operações do dia a dia em ambiente de nuvem;

Architect (terceiro e maior nível) — atesta que o profissional com essa certificação cloud computing é capacitado para executar um projeto completo de solução em nuvem. O arquiteto é responsável pela escolha de qual ambiente é mais adequado para a necessidade específica da empresa, além de ter todo o conhecimento necessário para montar o ambiente de nuvem e operá-lo.

Como se preparar para a certificação Cloud Institute?
A Cloud Institute oferece uma lista de tópicos para cada um dos tipos de certificação, bem como algumas questões de exemplo na página de cada uma.

Também é recomendável ler as publicações oferecidas pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), do Departamento de Comércio dos EUA. Ter experiência com desenvolvimento de aplicações para nuvem também é indicado.

Google Certified Professional Cloud Architect
A Google é uma empresa que se tornou sinônimo de buscas na internet. Esteja você buscando pela solução de uma instabilidade do seu ambiente, por um local barato para jantar ou pelo hotel mais próximo à praia que você vai viajar, seu buscador tem a resposta.

Assim como a Amazon, ela é referência no mercado de nuvem, e gigantes como HSBC, Twitter e PayPal estão entre as empresas que usam as suas soluções em cloud computing. Por isso, é ótimo contar com a expertise da empresa de Larry Page e Sergey Brin no seu negócio.

Dessa forma, um profissional com tal certificação cloud computing é capaz de projetar e implementar uma solução de alto nível de desempenho.

Como se preparar para a certificação Google Cloud Architect?
Em seu site, a Google oferece todo o material de estudo necessário. Porém, a prova deve ser feita presencialmente em um dos seus escritórios espalhados pelo mundo. É recomendável ler o guia da certificação, assim como realizar um curso online no Coursera ou outras opções presenciais, indicadas na página da certificação.

VMware Certified Professional
A VMware é uma empresa já conhecida no mundo de virtualização de máquinas de servidores, antes mesmo do surgimento do conceito de nuvem como conhecemos hoje.

Antigamente, era possível instalar o software da VMware em um computador Windows e, dentro da máquina virtual criada, rodar um Linux, por exemplo. Hoje, você pode fazer uso da plataforma de cloud computing da VMware — que, inclusive, está presente no ambiente AWS da Amazon.

Quais são os tipos de certificação da VMware?
Com o tempo, a empresa evoluiu para a nuvem e, hoje, é um dos grandes nomes do mercado de cloud computing. Sua certificação é dividida em vários níveis e tipos, cada um específico para uma versão da VMware.

Das empresas listadas aqui, ela é a que tem mais tipos de certificação disponíveis. Portanto, é aconselhável dar uma olhada no site deles para escolher a mais adequada ao seu perfil.

Como se preparar para ser um VMware Certified Professional?
Para obter a certificação, é recomendável ter experiência de trabalho com o ambiente VMware e utilizar os materiais de estudo fornecidos pela própria empresa.

Red Hat OpenStack
A distribuição de Linux com suporte oferecido pela Red Hat é referência entre as grandes e médias empresas. Para aqueles que querem contar com o sistema open source com suporte de sistema proprietário, essa sempre foi a melhor opção.

Em tempos de computação em nuvem, a empresa oferece a versão gratuita de implementação de nuvem, conhecida como Open Shift. Além dela, também é possível contar com as soluções pagas com suporte incluso, como nos bons tempos de Linux.

A certificação OpenStack atesta que o profissional é qualificado para a administração e o desenvolvimento de soluções escaláveis, seguras e performáticas dentro do ambiente privado de nuvens da Red Hat.

Como se preparar para a certificação Red Hat OpenStack?
O curso Red Hat OpenStack Administration II ensina os tópicos abordados pela certificação, de maneira bastante didática. Esse curso cobre assuntos como:

gerenciamento de ambiente corporativo;

gerenciamento de armazenagem;

gerenciamento de prevenção à falha;

deploy orquestrado e monitoramento de autoescalamento do ambiente.

Bastante completo, não é?

Certificações Microsoft Azure
Nos anos 90, Bill Gates tornou-se o homem mais rico do mundo e celebridade geek ao projetar e distribuir o Windows, revolucionando o mundo da computação. Hoje, sua empresa segue sendo uma referência no mercado de Tecnologia da Informação e marca presença no mundo da cloud computing.

A solução de nuvem da Microsoft, denominada Azure, é utilizada por empresas como Uber, Vodafone e TV Bandeirantes. Assim como a gigante do mercado de tecnologia, seus cursos seguem o padrão de qualidade Microsoft, uma marca que agrega muito a qualquer currículo.

Quais são os tipos de certificação cloud computing da Microsoft Azure?
Assim com a VMware, a Microsoft tem muitos tipos de certificação, cada uma específica para um tipo diferente de profissional. Há, por exemplo, a certificação de Infraestrutura e Implantação do Microsoft Azure, destinada para profissionais responsáveis por implantar a nuvem e mantê-la no ar.

Já a certificação Integração e segurança do Microsoft Azure é voltada para profissionais de segurança da informação, enquanto a Criando Microsoft Azure Solutions é destinada a arquitetos de sistema.

Como se preparar para as certificações da Microsoft?
Todos as opções contam com cursos online e presenciais. No site de certificações cloud computing da Microsoft, é possível ver detalhes de cada uma e acessar o respectivo curso preparatório.

Como vimos até aqui, a computação em nuvem veio para ficar, trazendo com ela produtividade, terceirização de responsabilidades e redução de custos. Dessa forma, até mesmo as pequenas startups podem utilizar o mesmo ambiente escalonável e distribuído utilizado pelas gigantes da tecnologia.

Ou seja, aqueles que não começarem a dominar esses temas e plataformas poderão ter sérios problemas em suas carreiras futuramente.

Lembre-se de que, para que o seu negócio possa usufruir de todos os benefícios que a computação em nuvem oferece, é preciso contar com empresas especializadas para fazer a implantação da solução e treinar a sua equipe para utilizá-la.

Agora que você conhece mais sobre as principais certificações cloud computing, entre em contato com a IPsense. Nossa equipe de especialistas em soluções de nuvem pode ajudá-lo a tirar sua certificação cloud computing e deixá-lo ainda mais preparado para esse exigente mercado de trabalho!

A computação em nuvem consiste no uso de máquinas virtuais hospedadas em servidores na internet, que substituem as versões físicas presentes nos data centers de cada empresa. A cloud computing é um caminho certo para as empresas: um estudo recente da Gartner indica que, até 2020, não ter soluções em nuvem será como não ter internet. Assim, podemos entender a importância de acompanhar esse mercado com as certificações cloud computing.

É possível comparar a computação em nuvem com a terceirização de profissionais. Afinal, ela oferece a possibilidade de contratar uma empresa especializada em um assunto — por exemplo, TI —, que recruta, aloca e mantém seu quadro de funcionários especialistas naquela área.

Dessa forma, a empresa que contrata essa mão de obra terceirizada não precisa conhecer a fundo os detalhes daquele tipo de profissional, podendo focar os assuntos que impactam diretamente as estratégias do seu mercado e a satisfação de seus clientes.

As principais características que fazem a computação em nuvem ser tão atrativa para as empresas são: redução de custosescalabilidade elevação de produtividade. Porém, é preciso ter um profissional capacitado e certificado para tal.

Por isso, ao longo deste texto, vamos explicar detalhadamente os tipos de certificações cloud computing existentes e ajudá-lo a escolher a melhor para você. Vamos lá?

Qual é a importância das certificações cloud computing?

Atualmente, a formação clássica das universidades e escolas técnicas não tem sido suficiente para entregar ao mercado um profissional pronto para executar determinadas funções nas empresas. É necessário ter mais conhecimentos, seja em alguma ferramenta, seja em um processo do negócio ou até mesmo em outras áreas.

Além disso, precisamos considerar que é um setor bastante dinâmico. Ou seja, há atualizações constantes e que não conseguem ser supridas pela formação acadêmica. Um bom profissional está sempre atento a essas questões, buscando conhecer as novas soluções encontradas no mercado para oferecer uma melhor experiência para o cliente.

A tecnologia da informação é uma área que tem alta rotatividade de profissionais e constante mudança de paradigmas. Nesse contexto, as certificações servem para facilitar o trabalho de recrutamento e seleção ao explicitarem os conhecimentos que o profissional domina.

O melhor caminho para adquirir e provar seu conhecimento em cloud computing é obter uma certificação entre as várias disponíveis no mercado. Para cada uma delas, é necessário conhecer as principais características do assunto.

Uma certificação mostra claramente ao mercado que você é um especialista. Com o reconhecimento por parte das entidades certificadoras, ficará provado que você é uma autoridade no assunto!

Normalmente, as certificações são emitidas pelas próprias produtoras das soluções, ferramentas e plataformas, de modo que são autoridades máximas no assunto, certificando os profissionais do mercado sobre o tema. Ter uma certificação dessas mostra domínio sobre os temas tratados, comprovando sua expertise no assunto.

Há dois tipos principais de certificações: as conceituais e as especialistas. Continue lendo e veja as diferenças entre cada uma delas.

Certificações conceituais

Em todo ramo de conhecimento humano, existem conceitos básicos que norteiam a execução de tarefas. Na mecânica, por exemplo, por mais que existam diferentes marcas e modelos de carros, há características que aparecem em todos eles.

Na computação em nuvem, existem conceitos comuns que formam a base de qualquer implementação de cloud computing. Esses conceitos servem para qualquer fornecedor, seja ele Google, Microsoft, Amazon ou Red Hat.

As certificações conceituais trazem também conhecimentos úteis no momento de analisar qual solução é a mais indicada para a realidade da sua empresa. Por isso, são ótimas opções para garantir a você uma base sólida de conhecimento para trabalhar com tecnologias em nuvem.

Normalmente, são certificações que dão um norte para o profissional conhecer a ferramenta, solução ou plataforma, sendo um primeiro passo para se tornar um especialista no tema futuramente.

Elas podem ser oferecidas pelas próprias empresas responsáveis ou, por serem mais genéricas, também tendem a ser oferecidas por outras organizações da área de TI.

Certificações especialistas

Cada fornecedor tem sua implementação de serviços em nuvem, com características exclusivas daquele ambiente. Assim, esse tipo de certificação cloud computing é oferecida pela própria empresa responsável pela plataforma.

Tendo isso em vista, para cada ambiente, há uma maneira otimizada e mais produtiva de executar determinada tarefa. Por isso, é importante ter a comprovação de que se conhece a fundo aquele ambiente para, assim, garantir a melhor solução possível para a empresa.

O profissional que tem uma dessas certificações está apto a gerenciar de maneira otimizada aquele ambiente em específico. Ou seja, ele é capaz de adotar as melhores práticas e configurações para extrair o máximo daquela solução.

Quando você obtém uma certificação de especialista, mostra que domina aquela plataforma, demonstrando ter capacidade de não só operar com ela, mas conseguir adaptar suas funcionalidades de acordo com as necessidades e demandas que a empresa possa apresentar, sendo um importante diferencial no mercado.

A melhor opção é unir certificações conceituais e específicas. Mais adiante, vamos elencar um conjunto bem interessante de certificações cloud computing que se complementam. Porém, o ideal é tirar todas as certificações conceituais mencionadas e a certificação específica do ambiente em nuvem com o qual você trabalhará.

Como alavancar a carreira obtendo as certificações?

O melhor caminho para executar tarefas em qualquer ramo da Tecnologia da Informação é, sem dúvida, a prática. Muitos profissionais estudam por conta própria e de forma orientada a resolver problemas: conforme a necessidade por determinadas tarefas, é feito um estudo na internet para descobrir como solucionar a situação em questão.

A partir do conhecimento adquirido na prática, é possível realizar estudos complementares especificamente para obter sua certificação cloud computing. Assim, o profissional poderá se destacar em sua posição atual e terá novas oportunidades de mercado abertas, principalmente, ao se tornar um arquiteto em cloud computing!

Ao colocar a nova certificação no seu perfil do LinkedIn, os recrutadores de outras empresas poderão enviar vagas que valorizem sua competência. Isso é útil tanto para o caso de você estar disposto a mudar de empresa quanto para conseguir uma contraproposta onde trabalha. Não é bacana?

Além do mais, muitas empresas internacionais priorizam o conhecimento obtido por meio de certificações, como uma forma de padronização de informação, avaliando quais são os profissionais que têm maior conhecimento e maior nível de especialista em determinadas plataformas.

Assim, a partir da obtenção das principais certificações, você pode conquistar novas oportunidades, até mesmo com as gigantes do mercado de TI e conseguir ter um nome forte no mercado.

Qual é a importância da cloud computing para as empresas?

Conforme citado anteriormente, com a computação em nuvem, é possível terceirizar seu data center para as mãos de empresas gigantes de tecnologia. Um dos grandes benefícios disso é ter à disposição um ambiente sempre atualizado e usado por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Com a nuvem, em vez de se preocupar com a compra de máquinas para seu data center e a contratação de equipe própria para administrar esses recursos, a tarefa é deixada nas mãos de gigantes da tecnologia como GoogleAmazon e Microsoft.

Lembre-se de que essas gigantes contam com os maiores especialistas nas áreas de operações, infraestrutura e segurança da informação, de forma que poderá ficar relaxado que seus dados e soluções estarão hospedados em um ambiente seguro, estável e que qualquer tipo de problema será prontamente resolvido, com qualidade.

Com isso, seu time de colaboradores pode direcionar o foco para trabalhar de forma criativa para otimizar os processos da empresa e criar soluções mais adequadas ao seu dia a dia. Portanto, aproveite para ser um dos primeiros a conhecer os benefícios das últimas tendências de cloud!

A cloud computing oferece ainda uma possibilidade de flexibilidade que os data centers físicos não são capazes de promover. Por exemplo, é possível aumentar os recursos de acordo com as demandas específicas (escalabilidade), com apenas um clique. Isso evita que o seu serviço ou aplicação caia por falta de disponibilidade de recursos.

Da mesma forma, quando não for necessário, é possível que você consiga reduzir o consumo de recursos, representando uma redução nos gastos da organização. Ou seja, sua empresa tem a flexibilidade de determinar quando precisará mais de determinados recursos e quando poderá dar uma reduzida, algo que não era possível anteriormente.

Quem é o profissional de cloud computing?

Quem trabalha com Tecnologia da Informação está acostumado com constantes mudanças e aprendizados. Afinal, sempre surgem novas tecnologias e formas de fazer as coisas, bem como novas ondas que modificam significativamente paradigmas anteriores.

Foi assim com os sistemas web, substituindo o cliente-servidor. Depois, vieram os dispositivos móveis, tornando a responsividade uma característica indispensável a qualquer sistema web.

A computação em nuvem é uma tecnologia que, embora recente, já está consolidada. Hoje, já se estima que, até 2020, todas as empresas da área já terão implementado soluções na nuvem em seus negócios. Assim, os profissionais que não dominarem o tema poderão perder grandes oportunidades no mercado.

Em razão disso, um profissional da área tem um perfil bastante dinâmico e atualizado. Suas tarefas diárias incluem a configuração de ambientes na nuvem, monitoramento da cloud computing, tuning de performance, e escolha de planos adequados à realidade da empresa.

Quando o profissional tem o diferencial de ter uma certificação cloud computing, o mercado inteiro sabe que sua capacidade foi atestada por uma empresa especialista no assunto. Desse modo, ele é bastante valorizado no mercado, recebendo sempre ótimas propostas de emprego!

O profissional de cloud computing tem algumas características intrínsecas importantes, tais como as que veremos a seguir.

Formação em área de tecnologia

Para trabalhar com cloud computing, é importante que o profissional tenha formação em áreas tecnológicas e domínio de programação. A maioria dos colaboradores da área são formados em:

  • análise de sistemas;
  • tecnologia da informação;
  • estatística;
  • matemática;
  • ciências da computação.

Em alguns casos, é possível até mesmo não ser formado em uma área correlata, mas a pessoa precisa saber sobre programação e linguagens de computação.

Constante atualização

A área de TI exige atualização constante para conseguir acompanhar as novas tendências que surgem e que serão implementadas em praticamente todas as empresas do setor.

Um bom profissional costuma acompanhar os relatórios das principais agências da área (a Gartner, por exemplo), está sempre em busca de realizar as principais certificações, pesquisa sobre novas soluções e tendências, entre outras possibilidades.

Visão estratégica

O setor de TI exige cada vez mais que seus profissionais tenham uma visão estratégica na execução das suas atividades e, quando falamos de cloud computing, não é diferente.

Para um bom trabalho nessa área, é fundamental saber o momento em que é possível expandir suas ações e, consequentemente, exigir um maior nível de recursos da plataforma, identificar quando é necessário recuar, quais são as soluções que podem ser desenvolvidas, entre outros pontos.

Sabe trabalhar com flexibilidade

Essa é uma característica fundamental para quem trabalha com cloud computing: saber lidar com a necessidade de ser flexível. Muitos profissionais, principalmente aqueles que começaram em um outro contexto, podem ter uma certa dificuldade com esse tema, já que trabalhavam em circunstâncias bem mais rígidas e limitadas.

Um ambiente em nuvem exige que essa mentalidade seja mudada. Isso porque, rotineiramente, é preciso tomar decisões que exigem uma postura flexível por parte do colaborador. Se ele tem dificuldades com isso, poderá incorrer em erros que prejudiquem a empresa.

Conhece e domina outras áreas correlatas

Um profissional especialista em cloud computing também tem domínio de outras áreas que trabalham em conjunto com ela, seja de forma direta ou indireta. Por exemplo, ele é capaz de trabalhar com questões relacionadas a:

  • Big Data;
  • Analytics;
  • Mobilidade;
  • Business Intelligence;
  • Serviços em Cloud, como SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) etc.

Como obter as certificações?

Um ponto em comum a todas certificações cloud computing é a disponibilidade de materiais e cursos online, mas algumas empresas oferecem ainda cursos presenciais!

Via de regra, é possível obter a maior parte dos conhecimentos nos sites das próprias entidades certificadoras. Elas produzem o próprio material para educar o solicitador sobre os temas que poderão cair na prova da certificação.

Como nas demais certificações e provas, é recomendado fazer testes simulados antes de realizar o teste para valer. Há sites especializados que oferecem provas parecidas com as aplicadas nos exames para você estudar.

Também é aconselhável ter seu próprio ambiente de estudos em nuvem. A Amazon e a Google, por exemplo, oferecem ambientes gratuitos para que o profissional possa estudar e testar soluções. É uma ótima pedida para se preparar, aliando a prática aos seus estudos!

Quais são as principais certificações cloud computing disponíveis?

Há um verdadeiro mundo em soluções de nuvem existentes atualmente, e esse universo de possibilidades não para de se expandir. Como conhecedores do mercado, cumprimos nosso papel de guia nesta jornada de escolha de certificações.

Com base em nossa experiência e nas indicações de grandes veículos da mídia especializada, como o americano CIO, o brasileiro Profissionais TI e outros, compilamos as certificações mais importantes da área.

Nosso critério foi baseado em: soluções com grande renome, grandes clientes e empresas conceituadas — verdadeiros gigantes do meio. A seguir, apresentaremos as principais certificações, tanto conceituais quanto especialistas. Vamos lá?

Certificações Amazon AWS

A Amazon ficou conhecida mundialmente pelo seu site de comércio eletrônico revolucionário, capaz de oferecer produtos a preços muito atrativos, bem abaixo dos concorrentes. Mundo afora, a empresa de Jeff Bezos causa grande alvoroço por onde passa, literalmente, destruindo a concorrência — que não consegue ser tão eficiente quanto ela.

O ambiente de nuvem da Amazon é um dos mais presentes no mercado, sendo utilizado por grandes empresas. Sua própria loja roda no ambiente AWS, também utilizado por grandes nomes do Brasil como o Instituto de Ensino Anhanguera, o banco BTG Pactual, a CVC e o CNA.

Já internacionalmente falando, grandes nomes também utilizam o Amazon AWS em seus negócios, como a Netflix, Nubank, Airbnb, GE, entre outros. Você pode conferir todos os principais cases de sucesso no próprio site da Amazon AWS.

O valor do conhecimento do profissional certificado em Amazon AWS é muito elevado, dado o nível de maturidade do ambiente — a qual é refletida nos diferentes tipos de certificações oferecidas.

Quais são os tipos de certificações da Amazon AWS?

A certificação tipo “Foundation” garante o conhecimento dos fundamentos básicos da nuvem AWS. Ela é indicada para profissionais mais ligados ao negócio e às decisões de alto nível, como diretores e executivos.

Já o tipo “Associate” está relacionado a cargos e níveis de trabalho, garantindo que o profissional seja capaz de executar aquela determinada função dentro do ambiente AWS. Assim sendo, esse nível de certificação é indicado ao corpo profissional que “coloca a mão na massa” e mantém o ambiente no ar.

Por fim, temos a certificação “Professional”, que garante o mais alto nível de conteúdo dentro daquele tópico da plataforma AWS, e é indicada para os profissionais responsáveis pelo planejamento de soluções.

Como se preparar para uma certificação Amazon AWS?

É possível estudar pelo site da Amazon, sendo a seção de certificação um ótimo ponto de partida. Também há os cursos da famosa plataforma de ensino virtual Udemy e outras instituições de ensino presenciais e a distância.

Outra dica valiosa para obter essa certificação em cloud computing é fazer uso do ambiente gratuito de AWS para estudos. Nele, você poderá colocar a mão na massa usando o ambiente real para exercitar seus conhecimentos. Ótima pedida, não é mesmo?

Certificação de Segurança em Nuvem

Um dos motivos que levam as empresas a serem resistentes quanto à adoção de computação em nuvem diz respeito a um receio sobre segurança e privacidade de dados. Esse medo não se sustenta mais, visto que as soluções de nuvem também estão em um estágio avançado de amadurecimento em termos de segurança e privacidade.

Essa é uma questão muito importante para qualquer tipo de aplicação. No caso da nuvem, tal necessidade se torna ainda mais crítica, pois os dados não ficarão dentro das portas da empresa. Para atender a esse requisito, os diferentes fornecedores de ambientes na nuvem seguem certos padrões de mercado.

Na Certificate of Cloud Security Knowledge, são abordados temas relativos a essa padronização entre diferentes nuvens. Independentemente da usada, seja ela Google, Amazon, Microsoft ou outra qualquer, os conceitos aprendidos nessa certificação serão aplicáveis.

Como se preparar para a Certificate of Cloud Security Knowledge?

Essa certificação é aplicada pela Cloud Security Alliance (CSA), que tem em seu site um curso bastante completo. Como dica, é recomendável ler as diretrizes da CSA, bem como o relatório da Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA).

Cloud Institute Certifications

A maior economia do mundo tem níveis elevados de exigência. Para trabalhar para o Governo dos Estados Unidos, é necessário atender a uma série de requisitos. Mesmo nesse mercado tão exigente, existe uma vasta presença de soluções em nuvem — e esse é um dos inúmeros exemplos que atestam o grau de maturidade dessa computação.

As certificações do órgão americano têm por objetivo avaliar o conhecimento do profissional sobre as diretrizes usadas nos serviços públicos dos Estados Unidos. Como há um altíssimo nível de exigência para atuar nesses órgãos, o conhecimento dessa certificação é bastante valioso, mesmo que você não vá trabalhar para o governo americano.

Quais são os tipos de certificação do Cloud Institute?

Existem três níveis de certificação:

  • Open (nível mais básico) — avalia os conhecimentos menos profundos do ambiente de nuvem. Assim como a do AWS, essa certificação é recomendada para profissionais de mais alto nível e tomadores de decisões;
  • Professional (segundo nível) — atesta que o profissional tem um conhecimento profundo de negócio e um conhecimento técnico razoável, suficiente para operações do dia a dia em ambiente de nuvem;
  • Architect (terceiro e maior nível) — atesta que o profissional com essa certificação cloud computing é capacitado para executar um projeto completo de solução em nuvem. O arquiteto é responsável pela escolha de qual ambiente é mais adequado para a necessidade específica da empresa, além de ter todo o conhecimento necessário para montar o ambiente de nuvem e operá-lo.

Como se preparar para a certificação Cloud Institute?

A Cloud Institute oferece uma lista de tópicos para cada um dos tipos de certificação, bem como algumas questões de exemplo na página de cada uma.

Também é recomendável ler as publicações oferecidas pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), do Departamento de Comércio dos EUA. Ter experiência com desenvolvimento de aplicações para nuvem também é indicado.

Google Certified Professional Cloud Architect

A Google é uma empresa que se tornou sinônimo de buscas na internet. Esteja você buscando pela solução de uma instabilidade do seu ambiente, por um local barato para jantar ou pelo hotel mais próximo à praia que você vai viajar, seu buscador tem a resposta.

Assim como a Amazon, ela é referência no mercado de nuvem, e gigantes como HSBC, Twitter e PayPal estão entre as empresas que usam as suas soluções em cloud computing. Por isso, é ótimo contar com a expertise da empresa de Larry Page e Sergey Brin no seu negócio.

Dessa forma, um profissional com tal certificação cloud computing é capaz de projetar e implementar uma solução de alto nível de desempenho.

Como se preparar para a certificação Google Cloud Architect?

Em seu site, a Google oferece todo o material de estudo necessário. Porém, a prova deve ser feita presencialmente em um dos seus escritórios espalhados pelo mundo. É recomendável ler o guia da certificação, assim como realizar um curso online no Coursera ou outras opções presenciais, indicadas na página da certificação.

VMware Certified Professional

A VMware é uma empresa já conhecida no mundo de virtualização de máquinas de servidores, antes mesmo do surgimento do conceito de nuvem como conhecemos hoje.

Antigamente, era possível instalar o software da VMware em um computador Windows e, dentro da máquina virtual criada, rodar um Linux, por exemplo. Hoje, você pode fazer uso da plataforma de cloud computing da VMware — que, inclusive, está presente no ambiente AWS da Amazon.

Quais são os tipos de certificação da VMware?

Com o tempo, a empresa evoluiu para a nuvem e, hoje, é um dos grandes nomes do mercado de cloud computing. Sua certificação é dividida em vários níveis e tipos, cada um específico para uma versão da VMware.

Das empresas listadas aqui, ela é a que tem mais tipos de certificação disponíveis. Portanto, é aconselhável dar uma olhada no site deles para escolher a mais adequada ao seu perfil.

Como se preparar para ser um VMware Certified Professional?

Para obter a certificação, é recomendável ter experiência de trabalho com o ambiente VMware e utilizar os materiais de estudo fornecidos pela própria empresa.

Red Hat OpenStack

A distribuição de Linux com suporte oferecido pela Red Hat é referência entre as grandes e médias empresas. Para aqueles que querem contar com o sistema open source com suporte de sistema proprietário, essa sempre foi a melhor opção.

Em tempos de computação em nuvem, a empresa oferece a versão gratuita de implementação de nuvem, conhecida como Open Shift. Além dela, também é possível contar com as soluções pagas com suporte incluso, como nos bons tempos de Linux.

A certificação OpenStack atesta que o profissional é qualificado para a administração e o desenvolvimento de soluções escaláveis, seguras e performáticas dentro do ambiente privado de nuvens da Red Hat.

Como se preparar para a certificação Red Hat OpenStack?

O curso Red Hat OpenStack Administration II ensina os tópicos abordados pela certificação, de maneira bastante didática. Esse curso cobre assuntos como:

  • gerenciamento de ambiente corporativo;
  • gerenciamento de armazenagem;
  • gerenciamento de prevenção à falha;
  • deploy orquestrado e monitoramento de autoescalamento do ambiente.

Bastante completo, não é?

Certificações Microsoft Azure

Nos anos 90, Bill Gates tornou-se o homem mais rico do mundo e celebridade geek ao projetar e distribuir o Windows, revolucionando o mundo da computação. Hoje, sua empresa segue sendo uma referência no mercado de Tecnologia da Informação e marca presença no mundo da cloud computing.

A solução de nuvem da Microsoft, denominada Azure, é utilizada por empresas como Uber, Vodafone e TV Bandeirantes. Assim como a gigante do mercado de tecnologia, seus cursos seguem o padrão de qualidade Microsoft, uma marca que agrega muito a qualquer currículo.

Quais são os tipos de certificação cloud computing da Microsoft Azure?

Assim com a VMware, a Microsoft tem muitos tipos de certificação, cada uma específica para um tipo diferente de profissional. Há, por exemplo, a certificação de Infraestrutura e Implantação do Microsoft Azure, destinada para profissionais responsáveis por implantar a nuvem e mantê-la no ar.

Já a certificação Integração e segurança do Microsoft Azure é voltada para profissionais de segurança da informação, enquanto a Criando Microsoft Azure Solutions é destinada a arquitetos de sistema.

Como se preparar para as certificações da Microsoft?

Todos as opções contam com cursos online e presenciais. No site de certificações cloud computing da Microsoft, é possível ver detalhes de cada uma e acessar o respectivo curso preparatório.

Como vimos até aqui, a computação em nuvem veio para ficar, trazendo com ela produtividade, terceirização de responsabilidades e redução de custos. Dessa forma, até mesmo as pequenas startups podem utilizar o mesmo ambiente escalonável e distribuído utilizado pelas gigantes da tecnologia.

Ou seja, aqueles que não começarem a dominar esses temas e plataformas poderão ter sérios problemas em suas carreiras futuramente.

Lembre-se de que, para que o seu negócio possa usufruir de todos os benefícios que a computação em nuvem oferece, é preciso contar com empresas especializadas para fazer a implantação da solução e treinar a sua equipe para utilizá-la.

Agora que você conhece mais sobre as principais certificações cloud computing, entre em contato com a IPsense. Nossa equipe de especialistas em soluções de nuvem pode ajudá-lo a tirar sua certificação cloud computing e deixá-lo ainda mais preparado para esse exigente mercado de trabalho!