Skip links

Saiba aqui por que integrar o sistema legado com a nuvem!

Um sistema legado é representado por diversos exemplos. Ele pode ser uma estrutura desatualizada de TI ou até aplicativos de software mais antigos, por exemplo. O termo também serve para descrever processos que não se aplicam ao contexto atual de tecnologia, atrasando os processos de um negócio.

A maioria das empresas conta com sistemas legados, mas encontram desafios para se integrarem às estratégias de transformação digital. Isso porque soluções legadas podem gerar problemas de compatibilidade e obsolescência, dificultando o suporte para esses sistemas.

Pensando nisso, preparamos este post, no qual apresentaremos a integração de sistemas legados com a nuvem e os benefícios dessa estratégia. Acompanhe conosco!

Por que integrar um sistema legado com a nuvem?

Aplicativos e sistemas legados são elementos importantes em todas as empresas que utilizam a tecnologia para incrementar seus negócios. Com os investimentos nessa infraestrutura, fica difícil abandoná-los quando novas soluções digitais, como a nuvem, se tornam disponíveis.

Contudo, a boa notícia é que não é preciso adotar uma solução extrema, abandonando completamente qualquer uma das partes. É possível operar os seus sistemas sem dispensar a escalabilidade e a ampla capacidade de armazenamento na nuvem.

Descartar inteiramente as soluções legadas, especialmente aquelas que exigiram investimentos elevados por parte da organização, não é necessário. É possível integrá-las diretamente às aplicações em cloud, utilizando ambas em paralelo.

Isso é perfeitamente viável, mesmo em empresas de diferentes segmentos. Por meio de modificações em interfaces, mudanças nos parâmetros de configuração e migração de banco de dados, se torna mais fácil atualizar sistemas legados por meio de serviços em nuvem que os suportem.

Quais são os benefícios dessa integração?

Uma estratégia de integração na nuvem ajuda as organizações a enfrentar seus desafios de modernização utilizando um ambiente de nuvem híbrido para conectar sistemas legados e aplicativos baseados em cloud.

Nesse caso, você pode manter seus sistemas legados em execução, extraindo dados deles sem sacrificar a confiabilidade, o desempenho ou a segurança. Seus processos continuarão operando sem interrupções e você poderá se comunicar com seus parceiros e colaboradores em tempo real.

Modernização dos sistemas

É possível migrar completamente ou integrar o seu sistema legado com a nuvem. Na segunda opção, essa estrutura é associada a interfaces mais modernas e atraentes. Elas permitem a utilização de uma abordagem mais flexível em relação à própria arquitetura dos serviços disponíveis.

Isso faz com que todo o sistema se torne não só modernizado, mas também flexível e fácil de conduzir, mesmo pelos colaboradores que ainda não contam com um treinamento extenso na utilização de soluções de cloud.

Além disso, o próprio acesso ao sistema legado é facilitado. Isso porque essa abordagem possibilita que a estrutura antiga seja integrada a uma tecnologia mais atual com custos iniciais reduzidos em relação à migração completa.

Possibilidade de contar com a ajuda de profissionais especializados

Com a ajuda de uma consultoria de alto nível, os riscos da implementação são praticamente inexistentes. Você conseguirá acessar os seus sistemas legais de maneira mais ágil e dinâmica.

Um dos principais diferenciais é a possibilidade de que um gestor, que se veja com dificuldades de abandonar totalmente as soluções proprietárias da companhia, possa optar por um modelo híbrido.

Ele passa a aliar a fluidez e a virtualização proporcionada pelos ambientes em nuvem com a capacidade de resposta dos sistemas legados.

Assim, a empresa reduz a latência na conexão e minimiza o downtime (tempo de inatividade na utilização de tecnologias no negócio). É possível, ainda, utilizar ferramentas de replicação de ambiente, que impedem que as atividades sejam paralisadas por períodos prolongados.

Melhoria na segurança da informação

Além disso, há vantagens importantes no aprimoramento da segurança da informação do negócio como um todo. Isso porque os computadores e servidores locais, não integrados, podem ser acessados e terem o nível geral de proteção comprometido.

Isso se dá por meio da transferência de vírus por dispositivos móveis conectados às portas USB e clonagens de discos rígidos, por exemplo. Já no ambiente em nuvem, utilizando um software diretamente no ambiente cloud, o acesso não autorizado ao servidor se torna praticamente impossível.

Por fim, ao executar suas aplicações diretamente na nuvem, você passa a contar com a segurança oferecida pelo fornecedor do serviço. Esses profissionais assumem total responsabilidade em manter os seus sistemas operando o tempo todo.

Dessa forma, ao escolher um provedor de serviços de alto nível, não será mais preciso se preocupar com qualquer possibilidade de interrupção do seu sistema. As melhores opções do mercado se aliam a serviços de primeira linha, como a AWS, tecnologia em nuvem da gigante norte-americana Amazon.

Cloud Computing IPsense

Como a Ipsense pode ajudar?

Para garantir que a sua integração (ou migração) seja bem-sucedida, é importante buscar uma consultoria especializada em soluções de computação em nuvem. Esses profissionais trabalharão em conjunto com o seu time de TI, traçando uma estratégia que leve em conta as particularidades da sua estrutura nativa.

Dessa forma, será possível realizar a migração levando a realidade do seu negócio. Esses colaboradores externos analisarão a infraestrutura de TI disponível e as metas e objetivos de longo prazo. A Ipsense fornece todas essas possibilidades e muito mais.

Com o nosso auxílio, não é necessário investir em hardware. Apresentamos soluções com assinatura mensal, estabelecendo em contrato os custos associados. Dessa forma, será possível controlar os seus gastos de maneira mais apurada, maximizando seus recursos.

Nós cuidamos de toda a migração e da infraestrutura direto na AWS, reduzindo os seus custos com suporte e fornecendo o melhor em termos de cloud strategy. Ajudamos a redesenhar a sua infraestrutura com um road map, um plano de negócios e um levantamento da situação, levando em conta os objetivos macro.

Nossa metodologia de migração opera em etapas, o que possibilita que os objetivos da empresa sejam alcançados de forma segura e minuciosa. Além disso, nosso suporte é oferecido durante 24 horas por dia e 7 horas por semana.

Como pudemos ver no post, a integração de um sistema legado com a nuvem proporciona a modernização do negócio, sem precisar abandonar a sua infraestrutura e recomeçar tudo do zero. Por meio de um trabalho em conjunto com a Ipsense, a tecnologia em cloud se torna uma realidade em seu negócio.

Gostou do artigo e se interessou pela possibilidade de firmar uma parceria conosco? Então, entre em contato e conheça o nosso trabalho!